O vereador Luan Henrique Freiria apresentou quatro indicações na última sessão com pedidos de melhorias em vários setores da administração, entre eles na saúde, como por exemplo, a construção de um novo Centro Odontológico Municipal. Veja abaixo esse e outros pedidos feitos pelo parlamentar ao município.

Viabilizar a construção de um novo Centro Odontológico Municipal com estrutura completa para atendimento odontológico gratuito, na região compreendida pelos bairros da região leste como Aroeiras, Paraíso I e II, Ederval José dos Reis, Nova Sapucaí, Nova Patrocínio, João Lopes Sobrinho, Jardim Glória, e os futuros bairros planejados, como o Jequitibá. “Atualmente, os moradores desses bairros enfrentam dificuldades de deslocamento para obter atendimento odontológico, o que compromete o acesso à saúde bucal e sobrecarrega as unidades já existentes”, explica Luan.

Realize melhorias na Estrada das Palmeiras, no trecho que segue em direção ao Morro da Confusão, na divisa com o município de Itirapuã e na Estrada do “Komuro”. De acordo com o vereador, esses locais encontram-se em condições que dificultam o tráfego de veículos, especialmente em períodos de chuva, prejudicando o transporte escolar e a mobilidade dos moradores da zona rural. O parlamentar sugere que seja feito o patrolamento, cascalhamento e, se possível, a instalação de fossa seca ou melhoria na drenagem pluvial, a fim de evitar erosões e novos danos após chuvas.

Realize os trâmites necessários junto ao Governo do Estado de São Paulo, visando à compra dos imóveis que atualmente pertencem ao Estado, como o prédio da antiga Delegacia de Polícia Civil e o prédio atualmente ocupado pelas Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Obras e Desenvolvimento Urbano, bem como pelos Departamentos do Fundo Social e Esportes. “Esses imóveis, apesar de estarem em uso pela administração municipal, pertencem ao Estado, o que impede ou dificulta a aplicação de recursos públicos para obras de manutenção e reforma”, explica o vereador na indicação.
Luan cita o prédio da antiga delegacia que encontra-se em estágio avançado de deterioração, necessitando urgentemente de reparos estruturais. Já o prédio que abriga diversas secretarias enfrenta sérios problemas com o telhado, gerando vazamentos e transtornos constantes para os servidores, especialmente em dias de chuva, comprometendo a prestação dos serviços públicos.

Estude a viabilidade de implantação de uma Sala Multissensorial, especialmente em unidades de saúde, escolas ou centros de atendimento especializado. As salas multissensoriais são ambientes planejados para oferecer estímulos controlados aos sentidos — como luzes, sons, texturas e aromas — e têm se mostrado eficazes no atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual, transtornos de processamento sensorial, entre outros.

OFÍCIO/MONITORAS
Além das indicações acima, o vereador Luan solicitou à Prefeitura, por meio de ofício, informações a respeito do setor o qual estão vinculadas as monitoras que atuam nas escolas. Segundo ele, há dúvidas quanto à eventual desvinculação dessas profissionais da Secretaria Municipal de Educação, o que suscita questionamentos tanto da comunidade quanto das próprias servidoras. Luan solicita também que seja verificada a possibilidade de reenquadramento das monitoras no âmbito da Secretaria de Educação, (caso estejam fora dela); inclusão das mesmas no Plano de Carreira do Magistério ou da Educação e estudo para a melhoria salarial da categoria. “A valorização dessas servidoras é essencial para a qualidade da educação oferecida no município, e seu reconhecimento profissional contribuirá diretamente para a motivação e desempenho no exercício de suas funções”, disse o parlamentar.